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Link de "G4N conference forum: Jogos digitais e Consciencialização ambiental":

https://www.facebook.com/groups/313826177476034/

4 fevereiro 2022

Qual o objetivo desta conferência?

A Conferência sobre Jogos Digitais e Consciencialização Ambiental pretende divulgar, partilhar e fomentar a discussão em torno de trabalhos de investigação, experiências pedagógicas e outros contextos, em que os jogos digitais ou a gamificação surjam de alguma forma relacionados com a temática da consciencialização ambiental.
Os trabalhos a publicar devem estar enquadrados em temáticas como processos de game design, criação de jogos, estratégias de gamificação, serious games, game-based learning, entre outros.

Esta conferência surge no contexto do encerramento do projeto Gamers4Nature. Este projeto visou a elaboração e implementação de estratégias capazes de incentivar a participação ativa de públicos jovens (estudantes do ensino secundário e ensino superior) na criação de jogos para dispositivos móveis, como forma de promover uma mudança de comportamento e consciencialização em relação ao meio ambiente, fomentando o conhecimento sobre a conservação ambiental e biodiversidade

Publicação

Submissão

Os extended abstracts deverão ter entre 500 e 800 palavras e três a cinco palavras-chave, e podem ser submetidos em Português ou Inglês.
A submissão será feita através da plataforma EasyChair (https://easychair.org/cfp/Gamers4Nature).
Os melhores abstracts poderão ser convidados a submeter um full paper (em inglês, 10-12 páginas), para publicação em livro (Springer, a aguardar aprovação).
Todas as publicações deverão ser originais.

Datas importantes

  • Submissão até: 30 de novembro de 2021 23 de dezembro de 2021
  • Notificação de aceitação: 15 de dezembro de 2021 17 de janeiro de 2022
  • Envio da versão Camera-ready : 5 de janeiro de 2022 4 de fevereiro de 2022
  • Envio da versão Full-paper : 20 de janeiro de 2022 a anunciar

Áreas temáticas

  • Comunicação de ciência
  • Consciencialização ambiental
  • Educação ambiental
  • Game-Based Learning
  • Game Design
  • Game Narratives
  • Gamificação
  • Jogos Digitais
  • Jogos Híbridos
  • Serious Games
  • Sustentabilidade

Inscrição

Comissões

Comissão Organizadora
(em ordem alfabética)

Ana Alexandre
DeCA, Universidade de Aveiro

Ana Veloso
DeCA, Universidade de Aveiro

Eduardo Ferreira
CESAM, Universidade de Aveiro

Gonçalo Gomes
DeCA, Universidade de Aveiro

Milene Matos
Associação Bioliving

Rita Santos
DeCA, Universidade de Aveiro

Sofia Jervis
Associação Bioliving

Sofia Ribeiro
DeCA, Universidade de Aveiro

General Chair

Co-chair

Comissão Científica

Pedro Beça
DeCA, Universidade de Aveiro

Mónica Aresta
DeCA, Universidade de Aveiro

Ana Isabel Veloso
Universidade de Aveiro

António Coelho
Universidade do Porto

Cátia Ferreira
Universidade Católica Portuguesa

Dulce Márcia Cruz
Universidade Federal de Santa Catarina

Eduardo Ferreira
Universidade de Aveiro

Eva Brooks
Universidade de Aalborg

Fernando Pimentel
Universidade Federal de Alagoas

Gonçalo Gomes
Universidade de Aveiro

João Jacob
Universidade do Porto

Leonel Morgado
Universidade Aberta

Liliana Vale
Universidade de Aveiro

Lúcia Pombo
Universidade de Aveiro

Luis Pedro
Universidade de Aveiro

Lynn Alves
Universidade Federal da Bahia, Salvador

Margarida Marques
Universidade de Aveiro

Mário Vairinhos
Universidade de Aveiro

Milene Matos
Associação Bioliving

Nelson Zagalo
Universidade de Aveiro

Patrícia Oliveira
Universidade de Aveiro

Patrícia Sá
Universidade de Aveiro

Pedro Beça
Universidade de Aveiro

Pedro Cardoso
Universidade de Aveiro

Pedro Evangelista
Mindera

Rita Oliveira
Universidade de Aveiro

Rita Santos
Universidade de Aveiro

Sara Moreno
Universidade de Aveiro

Sofia Jervis
Associação Bioliving

Tânia Ribeiro
Universidade de Aveiro

Teresa Bettencourt
Universidade de Aveiro

Entidades Parceiras

Conferência online em modo síncrono

Local

Podes descarregar o programa da conferência no botão abaixo.